Você já ouviu falar em design biofílico? Talvez não conheça este conceito, mas certamente vai ouvir falar muito dele nos próximos anos – isso porque o design biofílico é uma das tendências em design e arquitetura, que busca integrar a empreendimentos e natureza.

A proposta é integrar a natureza com as casas e escritórios para criar ambientes que estimulem a paz e o bem-estar. Estes são, inclusive, alguns dos principais desafios para a construção civil no futuro: desenvolver construções sustentáveis e mais “humanas”.

Acreditamos que natureza e empreendimentos imobiliários devem ter uma relação próxima e complementar. Por isso, o Brava Arts busca refletir as características de sua localidade, a Praia Brava: exclusividade, sofisticação e contato com o oceano cristalino e todos os benefícios que ele proporciona.

O que é design biofílico?

O conceito principal do design biofílico é o de proporcionar contato com a natureza. Para isso, são aplicadas diversas estratégias em projetos, para aproximar o concreto dos prédios e casas com o verde das folhas e flores. De certo modo, é o mesmo princípio pelo qual decidimos decorar nossas áreas internas com plantas: elas nos dão bem-estar e alegram o ambiente

Mas, design biofílico é mais do que isso – a natureza de fato faz parte do empreendimento. Entre as estratégias, estão as áreas verdes; a reprodução de padrões naturais por meio de pinturas ou decoração; ou a criação de áreas de conexão com a natureza do entorno.

Esta aproximação com o natural traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Comprovadamente, ter contato com o meio-ambiente reduz níveis de estresse e ansiedade. Por isso, a procura por essa integração é cada vez maior.

E, mesmo que sua casa, apartamento ou escritório não tenha um projeto de design biofílico, é possível criar espaços de relaxamento.

Vista da janela do Brava Arts, para o verde e para a praia.

Como criar ambientes relaxantes?

É possível aplicar alguns conceitos do design biofílico mesmo em ambientes pequenos. Estas são algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar o que a natureza tem a oferecer:

  • Substitua o branco na decoração para quebrar a sensação de monotonia
  • Decore áreas externas e internas com diferentes tipos de plantas
  • Cultive uma horta ou jardim na vertical
  • Aproveite a luz solar sempre que possível

Todas estas dicas aproveitam conceitos do design biofílico para arejar a mente. Afinal, quem não se sente relaxado ao fazer uma pausa na varanda ou terraço, sentindo o cheirinho das folhas e tomando um sol?

Design biofílico é tendência para o futuro

Estar em espaços que estimulam o bem-estar e o relaxamento influencia diretamente em nossa produtividade e saúde mental. Por isso, no futuro, casas e escritórios devem passar por uma reinvenção. 

Logo, conceitos do design biofílico devem ficar ainda mais em alta nos próximos anos. E não apenas nas moradias, mas também nos locais de trabalho. Os escritórios do futuro serão sustentáveis, colaborativos, funcionais e inspiradores, agregando o ambiente social dos escritórios convencionais, com a contemporaneidade de espaços mais “humanos” e criativos. 

Se você também procura maior contato com a natureza, conheça o Brava Arts e os demais empreendimentos da Mendes: imóveis de alto padrão que permitem contato com as paisagens naturais deslumbrantes da Praia Brava!